domingo, 23 de maio de 2010

Resumo do relatório do estágio na Escola Municipal José Sebba, dia 06 de Abril de 2010



À priori o momento é para observação e registro. Por isso nosso relatório será um olhar investigativo.
Em visitas anteriores a esta escola, já havíamos conversado com a Diretora Adriane e a coordenadora Vera sobre a sala que iríamos estagiar. E como já informamos em relatório anterior ficaremos na sala do Jardim II.
Mesmo que nesse primeiro momento é apenas uma visita sem interferência, as crianças sentem nossa presença e querem saber muitas coisas. Uma criança veio meio que correndo para perto de mim e disse: tia você é bonita, onde você comprou este relógio? Onde você mora? Como chama sua mãe? Você vai ficar aqui todo dia? , assim tudo disparado, não deu tempo nem pra eu começar a responder. Achei as crianças muito energéticas.
A sala está com as carteiras distribuídas em círculo, este é um fato interessante que observei, enquanto na faculdade o circulo com as carteiras ajuda no ensino de jardim II atrapalha e o motivo é o mesmo, a interação. As crianças “interagem demais” se distraindo com tudo que a outra criança faz. E o motivo que estas carteiras estão assim é por que esta sala será a sala de informática e as bancadas já foram colocadas, estão aguardando a chegada dos computadores, a professora nos relata que será difícil dividir este espaço, estão aguardando uma reforma em outra sala para fazer esta transferência de especo. Enquanto isso as crianças fazem as bancadas de túnel, se escondem e distrai do assunto durante a aula.
A sala como todo resto da escola tem muitos trabalhos em E.V.A. bem coloridos e alegres. Os móveis não são novinhos, mas são bem organizados e conservados. O que mais me perturbou na sala de aula foi o fato que o sol adentra metade da sala, muitas crianças ficam com as cabecinhas no sol, as janelas são bem grandes, então precisam ser fechadas para fechar as cortinas de persiana azul escuro, deixando a sala quente, sem ventilação e escura.
A professora Liliane trabalha mais com cartazes e imagens apesar de usar também o quadro. As atividades são distribuídas com rapidez por igual, pois as crianças não sabem esperar e vão logo começando, precisa então da orientação e atenção da professora. Ela conta com a ajuda de uma monitora.
Algumas crianças são engraçadas, outras chamam mais atenção que outras. Um aluno enquanto a professora Liliane estava falando B de bola, B de Bruno, ela pergunta B de que mais? O menino vem pro meu lado e fala tia B de bilau e cai na risada, eu fiquei sem ação. Mas a professora Liliane ficou natural e soube conduzir a situação com muita tranqüilidade.
Gostaria de relatar que estes momentos dentro da escola, durante o período de estágio tem sido de grande experiência e proveito, pois a cada dia, percebemos realidades diferenciadas. E estas experiências estão propiciando crescimento e conhecimento, enquanto estagiaria e ajudando na minha formação acadêmica.