sábado, 3 de julho de 2010

Estágio de Artes Visuais

O estágio supervisionado é um processo de grande aprendizagem. Ele busca preencher uma lacuna existente na relação teoria e prática nos cursos de formação em licenciatura.
O processo de imersão, materializado nas observações foi fundamental para a elaboração e execução das atividades de regência. Pois suscitou em nós o conhecimento básico de como funciona um estabelecimento escolar e como o trabalho de estágio deveria ser encaminhado, resultando no plano de ação e nas aulas elaboradas para a turma de jardim II. Para as atividades de regência, procuramos elaborar aulas compatíveis com o nível de desenvolvimento das crianças e com as necessidades da turma.
O estágio foi realizado na Escola Municipal José Sebba. Esta Instituição de ensino está localizada no Bairro das Mangueiras na área sul da cidade de Catalão-GO.
Em nosso plano de ação defendemos que o trabalho na educação infantil precisa colocar desafios que dizem respeito às relações habituais das crianças com o espaço, como construir, deslocar-se, desenhar, etc., e à comunicação dessas ações, por acreditar que “As crianças exploram o espaço ao seu redor e, progressivamente, por meio da percepção e da maior coordenação de movimentos, descobrem profundidades, analisam objetos, formas, dimensões, organizam mentalmente seus deslocamentos.” (RCNEI, 1998, p. 229, 230).
Assim, trabalhar através do desenho e da noção cartográfica foi das alternativas que utilizamos para a construção e organização deste pensamento, aproveitamos os trabalhos já desenvolvidos pela professora regente, para inserir a noção de localização geográfica e utilizado as cores como recurso para demarcação de espaços geográficos.
Nossos objetivos específicos tinham o propósito de ampliar o conhecimento de mundo da criança, além de explorar as diversas formas de expressão artística, despertando o interesse pela obra de arte com a qual a criança tenha contato (regional, nacional ou internacional), inclusive por suas próprias produções.
Produzir trabalhos por meio da linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção e, assim, desenvolver o gosto e o respeito pelos processos de criação. Temos por problemática de docência as seguintes indagações: Como as artes visuais podem ajudar no desenvolvimento da criança da educação infantil? Como fazer valer o uso das artes visuais ao contemplar a faixa etária de quatro e cinco anos de idade, crianças de jardim II, sem deixar de atender as demandas e as necessidades de aprendizagem da criança?
Sabemos que quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Pensando nisso, acreditamos ser necessário estabelecer sempre, um diálogo entre todos os participantes da turma, questão fundamental para que aja.
Sabendo quão grande é o universo e o campo das artes visuais, pó isso fizemos um recorte a partir da temática trabalhada pela professora regente “A cultura Africana”, pois no período de imersão realizado no estagio II e a partir das observações realizadas no Estagio I, conseguimos detectar que na naquela escola de educação infantil, o conteúdo de artes não era contemplado como poderia ser.
Compreendendo que a arte é muito importante para o desenvolvimento da criança resolvemos pesquisar sobre o tema e desenvolvermos nosso plano de ação com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido no jardim II.
Trabalhar os conceitos de espaço geográfico, localidade e o fazer artístico dando enfoque visual as imagens, por meio de slides que apresentem diferentes paisagens do Continente africano. Partindo, então para a observação dos espaços físicos e suas formas e cores.

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