sábado, 3 de julho de 2010

Estágio de Artes Visuais

O Trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil é muito importante, no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas do conhecimento próprio a cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição devem ser trabalhados de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças.
Tivemos um resultado surpreendente, na verdade elas desenharam pintaram e se interessaram pelas informações que história trazia.
Quase chegando ao final de nosso estágio podemos afirmar que foi de extrema importância para nós adquirirmos esta experiência. Pois nos tornamos mais seguras, é muito gratificante uma criança chegar a nós e dizer que adorou nossas aulas, assim;
Acreditamos que o envolvimento da criança com as artes, por meio dos textos e das imagens, não é tão-somente um recurso para ela perceber o modo como às pessoas e as épocas são retratadas, ou para tomar conhecimento das várias manifestações artísticas, é também examinar a arte como uma oportunidade para que a criança possa desenvolver ainda mais suas habilidades criativas a partir de estímulos visuais e pela sua recriação. (ZIMMERMANN, In. SOUSA, 2001, 62).

Trabalhar diversas formas de expressão de Arte com crianças é difícil, mas obtivemos ótimo resultados. Podemos dizer que de certa forma conseguimos realizar os nossos objetivos, que foi trabalhar em cima da criatividade de cada criança, fazendo que surgisse o interesse delas pela a arte, podendo trabalhar as suas habilidades, trabalhar a socialização delas e a variação das culturas. Pudemos aí ampliar o seu conhecimento de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário